
Acabou de ser inaugurado com pompa e circuntância mais uma extensão do Metro de Lisboa, (linha vermelha), onde foram debitados discursos sobre esta conclusão da obra...calculem que para fazerem três quilómetros de linha e duas novas estações e seus acessos, levaram mais de quatro anos!
Lisboa é das capitais europeias onde este transporte é o mais deficiente em relação aos interesses dos utentes. Deficiente em dimensão e em estratégia de desenvolvimento. Grande parte da zona ocidental de Lisboa não é servida por este meio de transporte, as saídas de Lisboa para os subúrbios são poucas e as existentes, como por exemplo a de Odivelas, parou a meio caminho...
A intermobilidade dos transportes existentes em Lisboa não existe...existem sim apeadeiros, mas os horários entre eles estão de costas voltadas para os utentes.
Nestas eleições autárquicas o Partido vai exigir no seu programa a Lisboa, que o Metro, (e a Carris), deve passar para a posse do Municipio de Lisboa, e planear em conjunto com os municipios que fazem fronteira com a capital um programa de extensão do Metro, que sirva os utentes verdadeiramente.
Naturalmente isso só se fará favorávelmente com a constituição da Região Especial de Lisboa, reivindicação única feita pelo PCTP/MRPP.
Ao mesmo tempo lutar pela constituição de linhas de eléctricos rápidos nas circulares da cidade que sirvam de complemento ao Metro e restantes transportes da capital.
Estas medidas e outras são possíveis, e necessárias, contra este marasmo de pompa e circunstância...É fartar vilanagem!
Fonte:PCTP/MRPP
Setembro 2009