domingo, 30 de setembro de 2007

Partido Humanista - O caminho a seguir


A luta para terminar com a discriminação baseada na orientação sexual é difícil, não bastando modificar as leis injustas; implica mudar a atitude popular sobre a homossexualidade.

Aqui distinguem-se, pelo menos, dois caminhos a seguir. Por um lado, não questionar a direcção do sistema actual, limitando as reivindicações aos aspectos que afectam a comunidade LGBT. Outra opção, será perspectivar a acção e estas aspirações dentro de uma proposta de mudança global.
A primeira hipótese aparenta ser mais fácil, uma vez que o sistema neo-liberal admite a discussão de qualquer tema parcial, desde que não se ponha em causa o modelo como um todo e não se prejudiquem os bons negócios.

No entanto, a segunda alternativa, que consiste em denunciar esta forma de discriminação e de violência em conjunto com todas as outras (física, económica, racial, religiosa, psicológica, etc.), é a mais coerente com o princípio "trata os outros como queres que te tratem". De resto, não se trata apenas de lutar por um modelo social mais livre, mais justo, mais solidário, mas também de encontrar nessa proposta um sentido válido para a nossa existência.
www.movimentohumanista.com